“Referenciar vs Integrar. Que futuro?” foi o workshop realizado hoje no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), focado na gestão e acesso aos cuidados de saúde primários e hospitalares, no pós pandemia, na área da Mulher, Criança e Jovem. Com mais de 20 oradores/as, profissionais de várias especialidades do HFF, ACES Amadora e ACES Sintra, e um auditório cheio, foi um dia em que a palavra de ordem foi a partilha de conhecimento e experiências.
Os tópicos discutidos prenderam-se com os Cuidados Integrados; a Saúde Mental na Infância; adaptação da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) da Saúde da Mulher, Criança e do Jovem, durante e pós pandemia; exemplos de integração de cuidados, como foi o caso da intervenção de Maria Adelaide Belo, Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna, da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
Foi também organizado um concurso de posters, sobre temáticas integradas no workshop, destinados a profissionais de saúde dos ACES e hospital.
Graciete Bragança, diretora do Departamento da Criança e do Jovem do HFF e membro da comissão organizadora, relembra a importância de iniciativas como esta: “O workshop foi muito importante para delinear um caminho para os cuidados integrados pediátricos, uma vez que cuidados de saúde primários e hospitalares são um só.” E acrescenta ainda: “O hospital tem a capacidade e a missão de contribuir para a formação e atualização dos médicos de medicina geral e familiar e na formação e informação da população que assiste.”
O HFF agradece a todos os envolvidos, com a promessa de que haverá mais dias como este!