HFF é o primeiro hospital português a receber o Programa Choosing Wisely Portugal

16 Janeiro, 2023

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) é o primeiro hospital português escolhido para integrar o Programa Choosing Wisely Portugal (CWP)/Escolhas Criteriosas em Saúde. A apresentação deste projeto decorreu durante uma Sessão Clínica do HFF que foi ministrada pelo Professor Doutor António Vaz Carneiro, atualmente o coordenador deste programa em Portugal e Martim Trovão Bastos, médico interno de medicina interna do serviço de Medicina III do HFF, e membro do grupo Choosing Wisely Portugal.

O CWP surgiu em 2012 nos Estados Unidos da América, implementado pelo American Board of Internal Medicine e internacionalizando-se posteriormente a mais de 20 países em múltiplos continentes. Em 2018, foi implementado o Choosing Wisely Portugal: Escolhas Criteriosas em Saúde, como um programa da Ordem dos Médicos para a educação global em saúde.

Este programa visa promover escolhas baseadas na melhor evidência científica disponível, melhorando a utilização de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias ou com relação de risco/benefício desfavorável. As recomendações dirigidas aos/às profissionais de saúde são realizadas por peritos/as na área e emitidas pelos Colégios da Ordem dos Médicos, com fundamentação científica, contribuindo assim para uma melhor qualidade nos cuidados de saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente.

Ao longo deste ano de 2023, serão divulgadas no fundo de ambiente de trabalho de todos os computadores de serviço do HFF, que é acessível a todos/as os/as profissionais de saúde, cerca de 52 recomendações com o maior impacto na prática clínica diária. O programa preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos/às doentes, numa linguagem acessível, promovendo a literacia em saúde e contribuindo para decisões partilhadas em saúde.

O HFF deixa um especial agradecimento à colaboração da Comissão de Monitorização da Prescrição de Medicamentos e MCDT do HFF, representada médico cardiologista Miguel Santos, imprescindível em todo este processo.

Um pouco mais sobre o Programa Choosing Wisely Portugal

A iliteracia em saúde (e a incapacidade de utilizar a informação para escolhas adequadas em saúde) é um problema atual e transversal aos cuidados de saúde em Portugal e no mundo. Neste âmbito, a ideia errónea de que fazer mais é necessariamente fazer melhor, acarreta o risco do sobrediagnóstico e, obviamente, das complicações terapêuticas decorrentes.

Os estudos realizados em Portugal são elucidativos quanto a priorização, por parte dos/das utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem patologias associadas, da realização de meios complementares de diagnóstico (como análises e radiografias de tórax de rotina) em relação a medidas preventivas essenciais. Já a vasta maioria dos/das médicos portugueses reconhece que a prescrição desnecessária de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) é um problema pelo menos com alguma gravidade em Portugal e frequente na sua prática clínica.

Em face destes problemas, foi assim que surgiu o programa Choosing Wisely, em 2012 nos Estados Unidos da América. Trata-se de um projeto liderado por médicos/as (focando-se na segurança e risco das intervenções e não politicamente na contenção de custos), focado nos/nas doentes (com intuito de melhorar a comunicação médico-doente relativamente à prescrição de MCDT) e com uma dimensão multiprofissional (envolvendo todas as categorias profissionais que prestam cuidados de saúde).

Tem uma metodologia transparente na emissão de recomendações baseadas na melhor evidência disponível, por parte dos múltiplos colégios da especialidade da Ordem dos Médicos. Até hoje já foram publicadas cerca de 180 recomendações, por mais de 30 colégios da Ordem dos Médicos. As mesmas encontram-se disponíveis aqui: https://ordemdosmedicos.pt/choosing-wisely-portugal-escolhas-criteriosas-em-saude/recomendacoes/