O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) participou ativamente nas Primeiras Jornadas de Eficiência Energética e Hídrica do Ministério da Saúde, organizadas pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e que decorreram em Lisboa, no auditório do Infarmed. Filipe Chibante, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do HFF que foi um dos oradores deste evento, tendo partilhado a experiência e as boas práticas do HFF neste campo.
Estas jornadas, pretenderam refletir e debater os desafios do presente e do futuro do Programa de Sustentabilidade Ambiental no Ministério da Saúde: ECO@SAÚDE. O encontro visou ainda promover a partilha de experiências e o encontro entre os responsáveis máximos das entidades deste Ministério e os stakeholders do setor público e privado. Contou com as intervenções do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, do presidente da ACSS, Victor Herdeiro e do Diretor-Executivo do SNS, Fernando Araújo.
Nos últimos anos, o sector da saúde da administração pública tem sido um dos mais ativos quanto à adoção de medidas direcionadas para a sustentabilidade ambiental. Um facto realçado pelo secretário de Estado da Saúde durante o evento, e reforçando que a sustentabilidade ambiental continua na agenda de prioridades do Ministério da Saúde.
O Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do HFF iniciou a sua apresentação destacando a magnitude do desafio associado à gestão hídrica e energética de um hospital do porte do HFF. Para se ter uma noção precisa, o HFF abrange uma área equivalente a 26 campos de futebol ou cerca de 1.000 apartamentos, cada um com 100 metros quadrados.
Foram partilhadas informações e dados concretos sobre um dos maiores investimentos do HFF em sustentabilidade ambiental. Inicialmente, o hospital estava classificado na Categoria C em termos de eficiência energética. No entanto, por meio da obtenção de um financiamento bem-sucedido do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e um investimento superior a sete milhões de euros em diversos projetos de melhoria da sustentabilidade ambiental, o HFF ambicionou subir para a Categoria B em eficiência energética. No final deste programa operacional, o hospital superou significativamente essa meta, alcançando com sucesso a Categoria B resultando em números impressionantes de transformação, também apresentados durante este evento.
Em relação à gestão hídrica, o HFF está a aguardar aprovação para um projeto de três milhões de euros, que visa a substituição da sua infraestrutura de água, tornando-a mais eficiente e segura.
Pode aceder aqui à gravação da totalidade destas Jornadas, a participação do HFF começa às 4h36m de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=alcgtLS9EOA