O Hospital de Sintra foi palco da atuação de alunos do Conservatório de Musica de Sintra que apresentaram a utentes e profissionais um Noturno, do compositor austríaco Johann Kaspar Mertz e um conjunto de peças bem conhecidas e tradicionais da quadra natalícia, ao som da guitarra clássica e de violinos.
A unidade hospitalar da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra recebeu os estudantes do ensino secundário que atuaram a solo e em duo no átrio das Consultas Externas do Hospital de Sintra, juntamente com os seus professores: Rodrigo Silva Pinto com o professor Nuno Vasconcelos e Raquel Martins, com o professor João Araújo.
Partilhamos alguns instantes das interpretações elogiadas por doentes, familiares e colaboradores que realçaram o privilégio de assistir “na primeira fila” à exibição de tão jovens talentos da música.
A ULS Amadora/Sintra agradece a generosidade dos alunos e professores do Conservatório de Música de Sintra (CMS) que trouxeram momentos musicais únicos, fortalecendo a valorização de um ambiente hospitalar de proximidade e humanização, associados à prestação de cuidados de saúde de qualidade.
O CMS é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, com 51 anos de dedicação ao ensino. Localizado em Paiões, Rio de Mouro, trabalha com um universo de 550 alunos, destacando-se pela abrangência e certificação da oferta, que inclui desde cursos oficiais de Música e Teatro, a cursos livres para alunos de todas as idades.
A oferta educativa inclui ainda as valências de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como Musicoterapia e Terapia da Fala.
O seu trabalho foi já reconhecido com a atribuição de Medalhas de Mérito da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, da Câmara Municipal de Sintra e o recente Galardão AEEP 2025.