O Hospital Fernando Fonseca (HFF), através do seu Serviço de Pediatria, associou-se ao projeto Nuvem Vitória, uma iniciativa que reúne centenas de voluntários com a missão de contar histórias a crianças internadas.
Com esta parceria, as crianças do Serviço de Pediatria do HFF passam a poder adormecer “embaladas” pelas histórias narradas pelos voluntários da Nuvem Vitória — associação fundada em 2016, reconhecida como IPSS, que conta com mais de 1 300 voluntários e que, todas as noites, leva histórias de embalar a crianças e adolescentes hospitalizados.
Para Helena Loureiro, diretora do Serviço de Pediatria do HFF, “é com grande satisfação que recebemos, a partir de dezembro de 2025, a Nuvem Vitória”. A responsável destaca que esta colaboração está em perfeita sintonia com a filosofia da unidade.
“Numa enfermaria com características de Enfermaria Amiga do Sono, onde promovemos ativamente bons hábitos de higiene do sono, as histórias de embalar e a música trazidas pelos voluntários da Nuvem Vitória serão, seguramente, uma mais-valia para atingirmos este objetivo, contribuindo para uma Humanização ainda mais completa do Serviço de Pediatria”, conclui Helena Loureiro.
Desde a sua criação, a Nuvem Vitória já contou 121 mil histórias a 83 mil crianças internadas em 12 serviços de pediatria do país, num total superior a 36 mil horas de leitura. Em simultâneo com o início das atividades no Hospital Fernando Fonseca, a Nuvem Vitória expandiu também a sua intervenção ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
“Com este apoio, e considerando os dois hospitais, a Nuvem Vitória poderá chegar a mais de 10 mil crianças internadas por ano, tendo em conta a capacidade conjunta de 66 camas pediátricas — 46 no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca e 20 no Hospital Beatriz Ângelo. Esta é mais uma grande vitória para a nossa associação”, afirmou Fernanda Freitas, Presidente Executiva da Nuvem Vitória.