Os médicos internos Diogo Carmali, da especialidade de Urologia, e Júlia Quiterres, de Ginecologia e Obstetrícia, ambos da ULS Amadora/Sintra, foram distinguidos com a Bolsa de Investigação APNUG 2025 – Bolsa Dr. Henrique de Carvalho, pelo projeto intitulado “Laceração vesical associada ao parto: avaliação da função miccional”.
A bolsa, atribuída pela Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uroginecologia (APNUG), tem o valor de 3.000 euros e permitirá aos dois médicos desenvolver trabalho de investigação clínica, com recolha de dados em contexto real, visando a obtenção de resultados com impacto direto na melhoria dos cuidados prestados às doentes.
O projeto consiste num estudo multicêntrico, coordenado pela ULS Amadora/Sintra, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o impacto das lacerações vesicais no período pós-parto. Este trabalho reforça a colaboração interdisciplinar entre a Urologia e a Ginecologia e Obstetrícia, bem como o compromisso dos serviços com a investigação clínica e a melhoria contínua da prática assistencial.
Os resultados deste estudo poderão contribuir para a melhoria e personalização do acompanhamento das utentes que sofrem rotura da bexiga durante o parto, permitindo a deteção precoce de alterações da função urinária e a prestação de cuidados mais adequados às necessidades individuais de cada doente.