Sabia que o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) dispõe de uma Unidade de Investigação Clínica e colabora no ensino médico pré-graduado? É verdade!
Fomos falar com Sérgio Bravo Baptista, médico Cardiologista/Cardiologista de Intervenção, Coordenador da Unidade de Investigação Clínica e membro da Unidade de Formação e Ensino (responsável pelo ensino médico) do HFF.
É Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Investigador de vários ensaios internacionais multicêntricos, com particular interesse em estudos incluindo avaliação fisiológica invasiva da doença arterial coronária. É Fellow da European Heart Association e do American College of Cardiology e foi membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (2021-2023). Recentemente foi também Presidente do Congresso Português de Cardiologia 2022.
Aqui deixamos o seu testemunho:
A Unidade de Investigação Clínica
“O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem uma longa tradição de investigação. Ao longo dos últimos anos, tem participado em inúmeros estudos Nacionais e Internacionais, em diversas áreas da Medicina, envolvendo vários dos seus serviços clínicos. Acrescem ainda os números estudos de iniciativa de investigadores do HFF, que têm vindo a aumentar ao longo do tempo. Em resultado desta atividade, o HFF é hoje reconhecido como um importante centro de investigação em várias destas áreas clínicas. Constatando a importância da Investigação no hospital, foi criada há vários anos uma Unidade de Investigação Clínica (UIC).
Esta unidade tem como principais objetivos promover as atividades de investigação no HFF, organizando o processo de submissão de novos estudos e adequando-os às crescentes exigências impostas pelas cada vez mais complexas normas Nacionais e Europeias. O futuro de um Hospital Universitário também passa pela existência de investigação clínica de qualidade e o HFF, através da UIC está empenhado em garantir que isso continuará a acontecer!”
O Ensino Médico Pré-Graduado
“O ensino médico, pré e pós-graduado, é uma atividade nuclear e diferenciadora de qualquer unidade hospitalar que pretenda atingir níveis clínicos de excelência. Praticamente desde a sua fundação, o HFF colabora no ensino médico pré-graduado em diversas disciplinas, inicialmente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, mais tarde, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Neste âmbito, todos os anos centenas de alunos de vários anos clínicos e diversas disciplinas têm parte da sua formação presencial no HFF.
Adicionalmente, o HFF tem ainda protocolos de colaboração ou recebe regularmente alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior e de várias Faculdades de Medicina Europeias, com destaque para Universidades de Espanha e da República Checa. Em breve, receberá também alunos do Curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, fruto de um protocolo recentemente assinado.
Convicta de que o ensino pré-graduado contribui para a melhoria da qualidade dos serviços médicos prestados à população do HFF, a Unidade de Formação e Ensino do Hospital continuará a apostar nesta atividade distintiva para os seus profissionais de saúde e diferenciadora para o Hospital.”
Tendo em conta esta vocação de ensino, formação e investigação do HFF e todo o caminho percorrido, no final do mês de abril, o Conselho de Administração submeteu à tutela o pedido para a atribuição da denominação “Hospital Universitário” à instituição.