O átrio principal do Hospital Fernando Fonseca foi palco de momentos de emoção, convívio e descontração com a realização do Concerto de Reis, que marcou o encerramento das celebrações de Natal e Ano Novo da ULS Amadora/Sintra.
Promovido no âmbito do projeto Humaniz’Arte, o concerto esteve a cargo de um quarteto de cordas da Orquestra Médica de Lisboa, composto por Madalena Couto e Mariana Rosado (violinos), Leonor Simões (viola d’arco) e Tomás Nunes (violoncelo). A atuação proporcionou minutos de tranquilidade e alegria às dezenas de pessoas presentes, entre profissionais de saúde, doentes e respetivas visitas.
Como é habitual nas ações do projeto Humaniz’Arte, a música foi acompanhada por ilustrações ao vivo do grupo Urban Sketchers, que voltou a marcar presença, traduzindo em desenho os momentos vividos no espaço hospitalar.
Ao longo do mês de dezembro, o programa de atividades de Natal e Ano Novo da ULS Amadora/Sintra integrou diversas ações culturais e artísticas, desenvolvidas em diferentes espaços da instituição, envolvendo profissionais de saúde, doentes e visitantes.
O projeto Humaniz’Arte, dinamizado pela Comissão de Humanização, tem como principal objetivo levar a arte aos espaços clínicos, promovendo o bem-estar emocional em contextos de maior vulnerabilidade. Com base em evidência clínica, a Comissão defende que a arte e a beleza contribuem para a criação de ambientes mais serenos, favorecendo o sucesso dos cuidados de saúde.
A expectativa para 2026 é dar continuidade a este projeto de humanização, com o objetivo de o alargar a toda a ULS Amadora/Sintra, reforçando o compromisso com um cuidado mais próximo, sensível e centrado nas pessoas.