O Hospital Fernando Fonseca, da ULS Amadora/Sintra está seriamente apostado em dotar os seus Serviços dos melhores equipamentos de diagnóstico e terapia que possam, uma vez utilizados, melhorar as condições de acesso à Saúde dos utentes. É por isso que, com inegável satisfação, anunciamos a entrada em serviço de novos ecógrafos para os Serviços de Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia e Neurologia.
O novo ecógrafo que chegou ao Serviço de Ginecologia é Obstetrícia constitui um reforço para o Centro de Diagnóstico Pré-Natal da ULS Amadora/Sintra. É o sétimo aparelho do género a funcionar em Portugal e vai trazer claros benefícios para as grávidas aqui assistidas. Das muitas valências que encerra, destaca-se a melhoria da qualidade dos exames ecográficos, assim como a melhoria da qualidade dos exames invasivos de Obstetrícia.
A vinda deste equipamento é mais um passo na requalificação em curso na Maternidade do Hospital Fernando Fonseca.
Já na Neonatologia, foram entregues nove Incubadoras que serão utilizadas na Neonatologia e no Bloco de Partos. Tratam-se de incubadores que incorporam Mesa de Reanimação e também são adequadas como Incubadora de Transporte. Em termos práticos, significa que assim que um bebé nasce e se verifica que necessita de incubadora, é colocado no equipamento no Bloco de Partos e é transportado nesse equipamento ficando imobilizado nesse equipamento na Unidade de Cuidados Intensivos. Este pormenor é muito importante pois permite que não haja mobilização do bebé.
Adicionalmente as incubadoras são equipadas com um painel digital fácil de usar, que permite aos profissionais de saúde monitorizar de perto os parâmetros vitais do recém-nascido. A disposição dos controles nela existente e a iluminação suave garantem um ambiente acolhedor, minimizando a ansiedade do recém-nascido. Acresce que a incubadora é feita de materiais de alta qualidade, proporcionando um nível superior de higiene e segurança para os bebés.
Entre as vantagens deste equipamento destaca-se o fato de proporcionar um ambiente térmico neutro, minimizar os contactos que causam stress, controlar o ruído e promover o crescimento e o desenvolvimento normais e controlar a luz para minimizar o stress do bebé
Já o Ecógrafo que chegou à Neurologia vai permitir reiniciar a realização de Eco-Doppler dos vasos de pescoço para os doentes internados no Serviço de Neurologia ou seguidos na Consulta Externa e Doppler transcraniano aos doentes internados no Serviço de Neurologia.
Simultaneamente, este novo aparelho vai prestar apoio ecográfico na Consulta de Toxina Botulínica aos doentes com distonias e tremor.
Com este novo Ecógrafo, o Serviço de Neurologia prevê iniciar a prática de Ecografia de nervo periférico, o Doppler transcraniano dos gânglios da base no diagnóstico diferencial dos parkinsonismos e Ecocardiogramas Transtoráxicos aos doentes internados com apoio dos Técnicos da Cardiologia.
Em conclusão, este novo aparelho diferenciado traz um benefício efetivo aos doentes internados agilizar já que permite a realização de exames de diagnóstico fundamentais na investigação dos doentes com Acidentes Vasculares Cerebrais e iniciar técnicas inovadoras que vão permitir melhor o diagnostico na área das Doenças do Movimento e Doenças Neuromusculares.