A Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra associa-se ao Infarmed, Direção Geral da Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge neste dia Europeu do Antibiótico para lembrar que zelar pela eficácia dos antibióticos está ao alcance de cada um de nós.
O principal objetivo do Dia Europeu do Antibiótico é sensibilizar para o uso adequado dos antibióticos para que assegurar a eficácia deste tipo de medicamentos e reduzir a resistência antimicrobiana.
Os antibióticos devem ser utilizados de modo racional, consistente e de acordo com prescrição e indicação médica, para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes que torna as infeções mais difíceis de tratar.
Alguns conselhos a seguir:
Para mais informações, consulte o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos da Direção-Geral da Saúde, através do link seguinte: https://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/11995389