No Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, o Serviço de Oncologia da ULS Amadora/Sintra lembra a importância da prevenção e deteção precoce do cancro mama.
Para assinalar o mês de prevenção desta patologia, denominado “Outubro Rosa”, as oncologistas da mama do Serviço vestiram-se a rigor.
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, nos anos noventa do século passado, com o objetivo de promover a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
Desde então, a cor rosa passou a ser utilizada como forma de homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na sociedade, sendo o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde, presentemente, à primeira causa de morte por cancro, na mulher.
O diagnóstico precoce do cancro da mama, antes de surgirem sinais ou sintomas, aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e, em consequência, um melhor prognóstico da doença.