
Na sociedade em que vivemos são utilizados cada vez mais fármacos que permitem acelerar o processo de parto e trazer ao mundo um novo bebé.
Na maior parte dos casos, as mulheres não conhecem a fisiologia do parto, não sabem pelo que vão passar e não conhecem as suas necessidades.
O parto humanizado, que tem como protagonistas a mãe e o bebé, pode ser classificado como um forma natural de dar à luz, não sendo necessariamente na posição ginecológica, sem recurso a medicamentos ou a intervenções dispensáveis por parte dos profissionais de saúde.
Este pressupõe que a mulher seja consciente do seu poder e limitações, que conheça os seus medos e que os trabalhe durante a gravidez, ficando disponível para viver o momento de forma consciente e responsável.
O Hospital Fernando Fonseca iniciou recentemente o processo de humanização do seu Bloco de Partos, com muitos profissionais de saúde sensibilizados para a importância de um parto humanizado.
Uma forma de incentivar as futuras mães a escolher esta unidade para vivenciarem em pleno o momento mais esperado e sublime das suas vidas.
Recorde aqui a reportagem do programa A Tarde é Sua, da TVI, sobre a humanização do parto no nosso hospital.