Primeira Reunião: Um dia com o desenvolvimento

14 Janeiro, 2023

Realizou-se esta quarta-feira, no auditório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), uma primeira reunião de trabalho intitulada “Um dia com o desenvolvimento”. Esta reunião foi organizada pelo Serviço de Pediatria, nomeadamente pelas médicas pediatras responsáveis pela consulta de desenvolvimento da Instituição, Teresa Aguiar e Vera Rodrigues, com a colaboração de cinco médicas internas de formação específica de pediatria.

Esta reunião teve como objetivo a discussão multidisciplinar de perturbações do desenvolvimento frequentes em idade pediátrica, com a perspetiva dos diferentes profissionais que acompanham estas crianças e as suas famílias. Falou-se da importância da prevenção de perturbações do desenvolvimento. O uso excessivo dos ecrãs e as consequências para o desenvolvimento das crianças foi também um dos temas discutidos, entre outros, com relevância atual.

Este evento registou uma grande adesão por parte dos vários profissionais envolvidos nesta área da saúde. Foram mais de 100 os participantes, incluindo profissionais de saúde do HFF e da comunidade: médicos pediatras, de medicina geral e familiar, enfermeiros, terapeutas da fala e ocupacionais, psicólogos e professores de educação especial.

“Reforçou-se a necessidade de diagnóstico e intervenção precoce nestas patologias. As escolas, consulta de saúde infantil e consulta de pediatria geral têm um papel fundamental no diagnóstico e referenciação destas crianças”, refere a médica pediatra Vera Rodrigues.

“É fundamental que haja uma mudança no uso de ecrãs em idade pediátrica e que a comunicação social esteja mais atenta e seja parceiro nesse alerta. Os pais são o modelo para a criança e como tal têm um papel fundamental na sua educação e formação, devendo começar pelos pais o exemplo da utilização de ecrãs”, destacou a médica pediatra Teresa Aguiar. Esta profissional referiu ainda que a estimulação pela família nas atividades do dia-a-dia e no ambiente escolar é fundamental para um crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

O HFF dispõe de uma equipa multidisciplinar para seguimento destas crianças, sendo de extrema importância a relação e o envolvimento com os parceiros da comunidade, nomeadamente centros de saúde, escolas e equipas de intervenção precoce, daí a relevância da realização desta primeira reunião.

Dedicada à área do desenvolvimento, existem no HFF duas médicas pediatras, que articulam com dois psicólogos clínicos, um terapeuta da fala e outras especialidades como neuropediatria, medicina física e reabilitação, pedopsiquiatria e otorrinolaringologia.

#asuasaudeanossamissao