As obras de requalificação da Unidade de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) continuam a bom ritmo, depois de terem sido retomadas pouco antes do verão passado. A intervenção representa um investimento estratégico na área da saúde mental, com um valor global superior a 2,5 milhões de euros (com IVA), financiado maioritariamente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O projeto, recorde-se, contempla uma ampliação significativa da capacidade de internamento, passando das atuais 30 camas para um total de 53, e uma renovação profunda das áreas de ambulatório. Estas melhorias visam não só dar resposta ao crescimento da procura, como também garantir melhores condições de acolhimento aos utentes e um ambiente de trabalho mais funcional e seguro para os profissionais.
Estão previstas melhorias substanciais nos espaços clínicos e de apoio, na organização dos circuitos assistenciais e na modernização de equipamentos médicos e informáticos. A intervenção permitirá ainda aumentar a produção assistencial em várias frentes, nomeadamente ao nível das consultas, internamentos, sessões em hospital de dia e visitas domiciliárias.
Com esta obra, o HFF reforça a sua capacidade de resposta e prepara-se para assumir também a cobertura da saúde mental nas freguesias de Agualva e Mira Sintra, Cacém e São Marcos e Rio de Mouro, conforme definido no Plano Nacional de Saúde Mental, além do concelho da Amadora e das freguesias do concelho de Sintra que já segue atualmente (Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão e Casal de Cambra).
A requalificação da Unidade de Psiquiatria constitui assim, um passo decisivo para uma prestação de cuidados mais eficaz, acessível e humanizada.