Realizou-se, recentemente, nas Caldas da Rainha, a XXXIX Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD), subordinada ao tema “Desafios em Gastrenterologia”. O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (HFF), da ULS Amadora/Sintra, participou ativamente e destacou-se ao conquistar os prémios de “Melhor Comunicação Livre”, “Melhor Caso Clínico”, “Menção Honrosa para Caso Clínico” e, ainda, uma “Bolsa de Estágio na Área da Endoscopia Digestiva”.
O Dr. Fábio Pereira Correia, médico interno de Gastrenterologia no HFF, venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o prémio de “Melhor Comunicação Livre” neste congresso com o trabalho de investigação intitulado: “The Freeze Papilla Study: Irrigação da papila com água gelada para prevenção de complicações pós-CPRE”. Este projeto, desenvolvido pela equipa de CPRE do HFF, explorou a utilização de água gelada na irrigação da papila de Vater com o objetivo de prevenir complicações do procedimento, como a pancreatite aguda pós-CPRE. Os resultados preliminares apontam para a segurança da estratégia e o seu potencial como medida profilática adicional. Este trabalho destacou a capacidade do HFF de liderar estudos pioneiros que aliam inovação à segurança clínica.
A Dra. Sofia Bragança, médica interna de Gastrenterologia no HFF, arrecadou o prémio de “Melhor Caso Clínico” com a apresentação oral: “Dos sintomas às complicações: A desafiante jornada pela Síndrome Zollinger-Ellison-Gastrinoma“. Foi-lhe, ainda, atribuída uma “Bolsa de Estágio na Área da Endoscopia Digestiva”, para apoio à sua formação na área da Endo-Hepatologia, a realizar-se no centro de referência internacional Brigham Woman and Children’s Hospital – Boston Hospital and Medical Center, nos EUA, em 2025.
Houve lugar, também, à atribuição de uma “Menção Honrosa” para o Caso Clínico: “Embolização esplénica após rotura de variz ectópica: Uma terapêutica incomum” cuja vencedora foi a Dra. Mónica Francisco, médica interna de Gastrenterologia no HFF.
Para o Dr. David Horta, diretor do Serviço de Gastrenterologia do HFF e palestrante na Mesa Redonda: “Desafios na Endoscopia Avançada” com o tema “Colangioscopia – Que perspetiva?”, foi “um orgulho imenso assistir à prestação do Serviço de Gastrenterologia do HFF nesta Reunião Anual do NGHD e uma afirmação do compromisso com uma formação de qualidade para os colegas mais jovens”.
As distinções recebidas neste congresso são, nas palavras da Dra. Rita Carvalho, gastrenterologista do HFF e vice-presidente do NGHD: “um reconhecimento da qualidade científica e um reflexo do impacto clínico do trabalho de toda a equipa do Serviço de Gastrenterologia do HFF; e, por isso, estamos todos de parabéns!”.
O Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca congratula o Serviço de Gastrenterologia pela participação nesta reunião e pelo reconhecimento obtido na prestação de cuidados do foro digestivo de elevada qualidade, em benefício dos seus doentes.