Serviço de Gastrenterologia do HFF foi premiado na Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais 2023

13 Novembro, 2023

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) esteve em destaque na 38ª Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD) 2023, que decorreu recentemente em Penafiel, este ano sob o tema “Minimizar o Erro – Novas Abordagens”.  Além de terem participado ativamente nesta Reunião, integrando o conselho científico e painéis de moderadores de mesas redondas ao longo das sessões, os/as médicos/as do Serviço de Gastrenterologia do HFF foram também premiados em algumas categorias pelos trabalhos de investigação desenvolvidos.

O Serviço de Gastrenterologia do HFF foi agraciado com os seguintes prémios:

Prémio Melhor Comunicação Livre: “Preditores de clearance biliar espontânea e CPRE desnecessária em doentes com coledocolitíase”

Autores: Fábio Correia Pereira, Henrique Coelho, Mónica Francisco, Gonçalo Alexandrino, Joana Carvalho e Branco, Jorge Canena, Luís Carvalho Lourenço e David Horta.

Neste trabalho que incluiu 344 doentes de uma coorte prospetiva de 1355 doentes, exploraram-se os fatores que se associaram a migração espontânea de cálculos da via biliar previamente diagnosticados por métodos de imagem, em doentes que realizaramcolangio-pancreatografia retrógrada endoscópica(CPRE).  Na sua apresentação, o médico Fábio Pereira Correia concluiu em que circunstâncias se poderá recomendar um método de avaliação adicional com o objetivo de prevenir a realização de uma CPRE desnecessária, minimizando os riscos envolvidos nessa intervenção.

– Prémio Melhor Instantâneo Endoscópico: “Quem procura sempre encontra – Remoção endoscópica de espinha completamente penetrada na parede esofágica”

Autores: Filipa Bordalo Ferreira, Sofia Gonçalves Bragança, Fábio Pereira Correia, Maria Ana Rafael, Luís Carvalho Lourenço, Margarida Boavida, Filipe Martins Freire, David Horta e Mariana Cardoso

Neste trabalho a médica Sofia Bragança apresentou uma abordagem inovadora para remover por via endoscópica um corpo estranho completamente penetrado na parede do esófago cervical. Para isso recorreu-se a instrumentos habitualmente utilizados na técnica de dissecção endoscópica da submucosa (DES/ESD). No vídeo deste caso, elaborado pela médica Filipa Bordalo Ferreira, foi salientada a importância da colaboração com a equipa do Serviço de Otorrinolaringologia do HFF bem como as particularidades deste procedimento diferenciado realizado no Bloco Operatório do HFF (descrito previamente na literatura apenas 11 vezes).

Mariana Nuno Costa, médica gastrenterologista do HFF, foi convidada para palestrar no Simpósio “Eliminar a Hepatite C nos Hospitais” no âmbito da estratégia Relink desenvolvida pelo Serviço de Gastrenterologia HFF com a colaboração do Serviço de Patologia Clínica do HFF.

De igual forma, os médicos internos de formação específica do Serviço de Gastrenterologia do HFF apresentaram dois pósteres e sete comunicações orais (trabalhos científicos originais, instantâneos endoscópicos e casos clínicos).

A equipa do Serviço de Gastrenterologia está parabéns! Votos de continuação de bom trabalho no âmbito da investigação clínica, prestação de cuidados diferenciados aos/às doentes e da formação dos elementos mais jovens.