A Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra realizou, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, um simulacro de incêndio no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Fernando Fonseca (HFF) , localizado no Piso 3 da Torre Amadora.
O exercício teve como objetivo testar a capacidade de resposta interna do HFF face a uma situação de incêndio, avaliando a eficácia dos procedimentos de segurança, a articulação entre equipas e a operacionalidade dos meios existentes. O cenário simulou um foco de incêndio na área de internamento, implicando a evacuação do piso e a transferência temporária das doentes, assegurada de forma coordenada por profissionais de saúde, enfermeiros e assistentes operacionais.
Segundo o delegado de Segurança do HFF, Bruno Rodrigues, o exercício “demonstrou de forma clara a importância do treino e da preparação dos profissionais, garantindo uma intervenção coordenada, atempada e eficaz por parte da globalidade dos profissionais do Hospital envolvidos”.
O responsável destacou ainda que “foi determinante o envolvimento e compromisso de todos os participantes, cujo empenho foi notório na salvaguarda de utentes, trabalhadores e visitantes, bem como na proteção dos bens e na continuidade da atividade assistencial”.
O simulacro contou com o acompanhamento da Polícia de Segurança Pública, permitindo igualmente testar os mecanismos de articulação com entidades externas em situações anómalas que possam colocar em risco a segurança de pessoas e instalações.
A realização regular deste tipo de exercícios, prática habitual no HFF, reforça o compromisso da ULS Amadora/Sintra com a prevenção, a redução de riscos e a melhoria contínua das condições de segurança, garantindo uma resposta eficaz a incêndios ou outras ocorrências suscetíveis de afetar o normal funcionamento da unidade hospitalar.