O núcleo de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-cirúrgica (NUEEEMC-HFF) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) realizou a sua I Reunião Científica sob o tema “Transporte do doente crítico (intra e inter hospitalar) – novas guidelines”. A Reunião realizou-se de forma presencial e online tendo contado com cerca de meia centena de participantes.
O objetivo desta reunião científica, destinada a profissionais de saúde que lidam com o transporte do doente crítico, foi promover a divulgação de novas e atuais evidências científicas e a partilha de experiências, fomentando paralelamente a ampliação do conhecimento científico entre os profissionais de saúde, com ganhos de saúde evidentes para os nossos utentes.
O transporte do doente crítico é uma realidade indiscutível na perspetiva do cuidar, dada a reorganização e estratificação dos sistemas de saúde. Distingue-se em transporte interhospitalar ou intra-hospitalar e envolve as fases de decisão, planeamento e efetivação. No entanto, assume-se enquanto um ambiente desafiante no seio das equipas multidisciplinares, associado a um elevado risco de deterioração clínica do doente e à incidência de eventos adversos.
Assim, a sua segurança impõe-se como uma área prioritária de investigação e intervenção, enquadrado nos normativos ético-deontológicos da profissão de enfermagem. A prevenção de complicações associa-se à introdução e utilização de cheklists, especificamente na redução da instabilidade hemodinâmica e de eventos relacionados com equipamento.
Com o intuito de responder às necessidades atuais em saúde, as novas recomendações da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos são uma revisão e atualização das normas práticas para o transporte de doentes adultos em estado crítico. Estas, pretendem uniformizar a prestação de cuidados em torno da criação de uma política institucional e formal sobre o transporte, na organização de equipas multidisciplinares devidamente formadas, qualificadas e com treino específico, assim como na implementação de registos universais, sistemáticos e centralizados, com posterior auditoria e controlo de qualidade.
#asuasaudeanossamissao