Unidade da Dor do Hospital Fernando Fonseca introduz tratamento inovador com ozono para hérnias discais

10 Novembro, 2025

A Unidade da Dor do Hospital Fernando Fonseca, integrada na Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, passou a disponibilizar um novo procedimento minimamente invasivo para o tratamento de hérnias discais lombares associadas a lombociatalgia: o tratamento intradiscal com ozono (O₃).

Este tratamento surge no âmbito do aumento da diferenciação dos procedimentos oferecidos aos doentes da ULS Amadora/Sintra, reforçando o compromisso da Unidade com terapêuticas inovadoras e baseadas em evidência científica para o tratamento da dor.

Segundo a equipa responsável pela implementação da nova técnica, o tratamento com ozono intradiscal tem demonstrado resultados muito positivos em casos de hérnia discal refratária ao tratamento convencional, com taxas de sucesso de cerca de 80%, comparáveis às obtidas com a microdiscectomia (cirurgia) e benefícios sustentados até 10 anos após o procedimento.

O ozono intradiscal representa, assim, uma alternativa de grande valor à cirurgia em casos de hérnias discais, com os doentes a manifestarem menos queixas e menos dor, após a realização do procedimento, permitindo-lhes ainda uma recuperação mais rápida.

“Trabalhamos todos os dias para oferecer soluções seguras e eficazes, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes”, destaca Nuno Ferreira Silva, médico da equipa da Unidade da Dor do Hospital Fernando Fonseca.