A Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra, E.P.E. (ULS Amadora/Sintra), inicia hoje, dia 1 de janeiro de 2024, a sua atividade. Esta nova Instituição vem agregar numa única entidade o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), o futuro Hospital de Proximidade de Sintra e os Centros de Saúde de Amadora e Sintra.
A ULS Amadora/Sintra surge num contexto de remodelação estrutural da orgânica das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conservando o seu propósito de garantir o direito à proteção da saúde e à manutenção do melhor estado físico, mental e social das populações. A nova Instituição assenta, assim, numa perspetiva de qualificação da resposta, simplificação de processos, incremento na articulação entre equipas de profissionais de saúde, com o foco na experiência e nos percursos entre os diferentes níveis de cuidados utilizados pelos utentes.
Para Luís Miguel Gouveia, presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, “a nova entidade surge inserida numa estratégia integrada de promoção da saúde, prevenção e gestão da doença, tendo como base do sistema os cuidados de saúde primários, não apenas garantida pelas Unidades de Saúde que a integram, mas também envolvendo a participação de parceiros da Comunidade, com a futura ULS a assumir um papel de liderança”. Esta mudança de paradigma na organização está alicerçada nos seguintes pilares: integração entre os vários níveis de cuidados, prestação de cuidados de proximidade, prestação de cuidados centrados numa visão holística das necessidades das populações, envolvendo-as como parceiras e prestação de cuidados articulados com respostas sociais e da comunidade.
A ULS integrará os concelhos de Amadora e de Sintra, servindo uma população de cerca de 600 mil pessoas. Contará com cerca de 4.660 colaboradores, inseridos em diversas carreiras e grupos profissionais.
“A criação desta ULS representa um enorme desafio profissional cujos resultados só serão possíveis de atingir com uma visão de futuro em torno do nobre propósito desta vasta Equipa: concretizar diariamente uma Instituição que faz verdadeiramente a diferença na vida das pessoas”, diz Luís Miguel Gouveia. “Esta lógica de maior proximidade pretende maximizar o acesso ao SNS de forma eficiente, com uma clara aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença”, conclui.
Missão
Melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades que servimos, fornecendo cuidados de saúde de qualidade, baseados na proximidade, no respeito e dignidade do utente. Colocar o utente no centro da nossa atuação, promovendo a prevenção e o tratamento de doenças e, com a integração de profissionais de saúde de todas as especialidades para oferecer um atendimento holístico, personalizado, empenhado na integração de cuidados e no acesso aos cuidados de saúde.
A ULS Amadora/Sintra assume-se como futura referência na transformação do Serviço Nacional de Saúde, estabelecendo um novo padrão de excelência em cuidados de proximidade, centrados no utente e na família, com um foco especial na integração de cuidados e na estratificação de risco populacional. Atendendo que cerca de 198.000 Utentes não têm médico de família, queremos ser reconhecidos pela liderança na criação e implementação de soluções inovadoras que reforcem os cuidados de saúde prestados, proporcionando uma experiência de saúde verdadeiramente humanizada. Ao integrar cuidados de saúde primários e hospitalares, ambicionamos ser uma organização líder na promoção da saúde e na gestão das condições crónicas, contribuindo para comunidades mais saudáveis e autónomas na gestão da sua saúde.
Valores
Proximidade: Estamos próximos das pessoas que servimos, tanto física como emocionalmente. Priorizamos elações de confiança com os nossos utentes, as famílias e comunidades.
Utente como foco: Colocamos o utente no centro de todas as nossas decisões e ações. Adaptamos os cuidados às necessidades individuais, ouvindo e respeitando as preferências e valores de cada um.
Excelência Clínica e Inovação: Buscamos continuamente a excelência clínica e promovemos a inovação como parte integrante dos nossos cuidados de saúde. Estamos empenhados em descobrir e aplicar novos métodos e tecnologias para melhorar a qualidade dos nossos serviços.
Integração de Cuidados e Estratificação de Risco: Valorizamos a integração de cuidados para garantir uma abordagem coordenada e eficiente e abrangente à saúde. Além disso, implementamos medidas de estratificação de risco para identificar e atender às necessidades individuais de forma equitativa.
Trabalho em Equipa: Trabalhamos em colaboração com profissionais de saúde de todas as áreas e especialidades, partilhando conhecimentos e promovendo uma abordagem multidisciplinar para resolver os desafios de saúde dos nossos utentes.
Acesso Universal: Estamos comprometidos com o acesso igualitário e equitativo a cuidados de saúde de qualidade para todas as pessoas, independentemente da sua origem, género, idade ou condição económica.
Investigação e Formação: Comprometemo-nos com a investigação científica, a formação pré e pós-graduada e o desenvolvimento profissional contínuo para avançar no conhecimento clínico e organizacional e garantir que todos os profissionais estejam cientificamente atualizados e sejam motor de produção de novo conhecimento.
Sustentabilidade: Comprometemo-nos a operar de maneira sustentável, minimizando o impacto ambiental e garantindo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
Responsabilidade Social: Contribuímos ativamente para o bem-estar e literacia em saúde das comunidades em que operamos, participando em iniciativas de responsabilidade social e promoção da saúde.