Visita da Ordem dos Médicos ao HFF Confirma Idoneidade Formativa Total do Serviço de Cirurgia Geral

29 Agosto, 2025

A ULS Amadora/Sintra informa que a Ordem dos Médicos (OM) recomendou a reposição total da idoneidade formativa do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), tal como tinha sido atribuída em 28 de fevereiro de 2023.

O anúncio surge na sequência da visita do Presidente do Conselho Regional do Sul da OM, Luís Campos Pinheiro, da representante do Conselho Nacional do Médico Interno, Dra. Maria do Mar Mateus da Costa e do Colégio de Cirurgia Geral da OM, representado pelo Professor Jorge Paulino Pereira, realizada esta sexta-feira, após a visita de verificação que teve lugar no passado dia 1 de agosto.

As entidades responsáveis da Ordem consideraram que a avaliação agora concluída coloca um ponto final neste processo, garantindo a continuidade da formação de médicos internos no Serviço de Cirurgia geral do HFF.

Para Carlos Sá, Presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, “a operacionalidade plena do Serviço de Cirurgia Geral está garantida. O Responsável salienta que este desfecho resulta “do esforço conjunto da atual equipa de Gestão, da Direção do Serviço e dos seus profissionais, bem como do regresso dos cirurgiões que tinham apresentado a demissão em outubro de 2024 e da contratação de outros especialistas que reforçaram a equipa de Cirurgia Geral do HFF.

Carlos Sá agradece ainda “a confiança e a colaboração de todas as entidades envolvidas, incluindo a Ordem dos Médicos e a tutela”, acrescentando que “este é um exemplo de como, quando existe vontade e trabalho colaborativo, é possível encontrar soluções para os problemas que afetam a prestação de cuidados de saúde à população”. Carlos Sá salienta ainda que “este resultado representa não apenas o culminar de um processo problemático, mas também a demonstração de que a missão da ULS Amadora/Sintra – garantir o acesso da população a cuidados de saúde de qualidade e em segurança – continua a ser assegurada e é uma prioridade para o Conselho de Administração”.