Direitos das Crianças e Jovens em Destaque no HFF

No âmbito das comemorações do 28.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do HFF foi convidado, a participar na iniciativa “Estendal dos Direitos”, promovida pela Comissão de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças. O NHACJR do HFF abraçou esta actividade com […]

No âmbito das comemorações do 28.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do HFF foi convidado, a participar na iniciativa “Estendal dos Direitos”, promovida pela Comissão de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças.

O NHACJR do HFF abraçou esta actividade com empenho, colocando na Enfermaria Pediátrica, Urgência Pediátrica, Consulta Externa, Hospital de Dia Pediátrico e UCIENP, estendais com o banner e logotipo da campanha e ainda mensagens e desenhos feitos pelas crianças sobre o tema.

Esta campanha é reforçada ainda com colocação de cartazes nos serviços e prevê a recolha de mais desenhos durante os próximos dias.

A Campanha Nacional “ Estendal dos Direitos”, tem como objetivo ampliar a consciência pública acerca da  Convenção sobre os Direitos da Criança; consciencializar as crianças e jovens para os seus direitos e simplificar a inserção das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

As Nações Unidas acolheram por unanimidade, em 20 de Novembro de 1989 a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal apoiou em 21 de setembro de 1990.
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.