1º Simpósio da Hospitalização Domiciliária do HFF – 23 de novembro

15 Novembro, 2021

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) realiza no próximo dia 23 de novembro o seu 1º Simpósio. Este evento assinala o primeiro ano de funcionamento desta Unidade, pretendendo constituir-se como um momento relevante de balanço da atividade realizada, de partilha de outras experiências e de análise de técnicas clínicas.

No âmbito da troca de experiências far-se-á um balanço da atividade desenvolvida pela UHD do HFF, bem como um balanço de atividade de seis anos de atividade do projeto de hospitalização domiciliária no Hospital Garcia de Orta, que em 2015 foi o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a criar este tipo de serviço. A visão dos doentes será também valorizada, através da partilha de testemunhos de doentes que foram assistidos pelos profissionais do HFF no âmbito deste projeto.

Já no que se refere à prática e técnicas clínicas, vão estar em análise temas como “Bombas Elastoméricas” (analisando-se a experiência do Hospital de Vall d’Hebron – Barcelona neste domínio), “Mid-line e PICC – Vantagens para uma UHD” e “Telemonitorização – Aplicações práticas”. Temas atuais e de relevância para a melhor assistência aos utentes, valorizando assim este evento.

Este Simpósio vai decorrer no anfiteatro do HFF, decorrendo de forma presencial.

Inscrições e mais informações disponíveis aqui.

A Hospitalização Domiciliária é uma realidade ainda relativamente recente em Portugal. Visa contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar dos indivíduos, que necessitem transitoriamente de cuidados hospitalares, oferecendo-lhes um serviço de qualidade, sempre com o devido acompanhamento médico e de enfermagem, no seu próprio domicílio.

A UHD do HFF iniciou atividade no dia 21 de outubro de 2020. Neste primeiro ano de atividade foram 159 os utentes dos concelhos de Amadora e de Sintra que beneficiaram deste modelo alternativo de internamento hospitalar. Estes utentes tinham uma média de idade de 76 anos.