Água, um bem essencial para a saúde   

22 Março, 2022

A água é um bem imprescindível à vida e ao funcionamento do organismo. É por isso fundamental que seja ingerida em abundância diariamente.

“A sensação de sede é a forma de o organismo nos manifestar a sua necessidade de água. Muitas vezes relegamos para segundo plano os hábitos de ingestão hídrica e isso não deve acontecer”, alerta Fernando Ferrito, diretor do serviço de Urologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.

A insuficiente ingestão de líquidos, e consequente desidratação do organismo, representa um dos fatores de risco que pode provocar litíase urinária – as chamadas pedras nos rins.

Para indivíduos adultos saudáveis é recomendada a ingestão de cerca de 1.5L a 3L por dia para um ótimo funcionamento do organismo humano.

A litíase urinária ocorre quando sais minerais que existem dissolvidos na urina formam minúsculos cristais que se acumulam até formar pequenos cálculos no aparelho urinário. Em regra, desenvolve-se ao longo de vários anos de forma lenta e “silenciosa”.

A melhor forma de evitar a recorrência de litíase urinária é garantir uma boa hidratação. Aconselha-se por isso a ingestão de líquidos de hora a hora e garantir que a urina se mantém num tom amarelo-claro.

A água, relembre-se, é fundamental para manter o equilíbrio do organismo. Trata-se de um componente essencial do sangue, e de todas as secreções corporais; intervém nos processos de digestão, absorção, metabolismo e excreção do organismo e ajuda a manter a temperatura corporal.

O Dia Mundial da Água assinala-se anualmente a 22 de março.