Auxiliares empenhados na alimentação dos doentes

22 Agosto, 2022

Integrada na Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), a equipa de auxiliares de alimentação e dietética (AAD) está exclusivamente dedicada à alimentação dos/as doentes.

Os 73 auxiliares de alimentação e dietética que integram a unidade constituem uma equipa diferenciada, que divide a sua área de intervenção entre a copa, o Serviço de Internamento e a cozinha e que é responsável pelo controlo de todos os géneros alimentares que compõem as refeições do/as doentes.

São os AAD que preparam, acondicionam e conservam os alimentos; fazem o registo das temperaturas e do desperdício alimentar; recolhem e fazem a conferência da louça; higienizam e arrumam os equipamentos.

Além disto, fazem um trabalho tão importante como é o atendimento personalizado ao/a doente, de forma que todos possam escolher as suas refeições de acordo com a dieta que lhe foi instituída.

“Uma vez que a dieta faz parte da terapêutica do/da doente, ao entregar o tabuleiro com a refeição, os AAD estão também, dessa forma, a distribuir a terapêutica. Para exercer estas funções é necessário ‘saber fazer’ e o HFF investe regularmente na formação específica para os/as AAD nas áreas de Higiene e Segurança Alimentar, Dietas Hospitalares, Atendimento ao/à doente, entre outras”, afirma Conceição Sousa, nutricionista coordenadora da UND.