Bastonário da Ordem dos Médicos visita HFF

4 Janeiro, 2023

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) recebeu hoje a visita institucional do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. O Bastonário percorreu os três serviços de urgência (Geral, Obstétrica e Ginecológica e Pediátrica) da instituição e reuniu com os serviços de Urologia e Anestesia, acompanhado pelo Conselho de Administração do HFF, representado pela Diretora Clínica, Ana Valverde, e pelo Adjunto da Direção Clínica, Luís Cuña.

O Bastonário da Ordem dos Médicos pôde atestar uma manhã de forte afluência às urgências do HFF. Miguel Guimarães teve também a oportunidade de constatar no local o esforço e empenho das equipas médicas e de outros/as profissionais de saúde para garantir o acesso de cuidados de saúde a todos os utentes que procuram a instituição.

Acompanhado por uma delegação de dirigentes sindicais que incluiu o presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, e Tânia Russo, da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), o Bastonário da Ordem dos Médicos ouviu os contributos dos médicos das distintas especialidades. Houve ainda oportunidade para ouvir diversos internos/as que acabam de iniciar o seu percurso no Serviço Nacional de Saúde, recolhendo os seus contributos e ideias para os desafios que as instituições do Serviço Nacional de Saúde enfrentam.

No final da visita, o Bastonário da Ordem dos Médicos afirmou que “o Hospital Fernando Fonseca é o hospital do país que maior área de referência de população tem. É maior do que a população servida pelo Hospital de Santa Maria ou pelo Hospital de São João, apesar de estes dois hospitais serem unidades para onde podem ser referenciados doentes mais complexos de qualquer parte do país”. “Este Hospital precisa de especial atenção do Governo e investimento para garantir acesso à população que serve”, disse ainda Miguel Guimarães.