Cineterapia para crianças e adolescentes

16 Agosto, 2022

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está a realizar um projeto de Cineterapia, que está a decorrer até ao final do mês de agosto, nas instalações deste Serviço, na USF Queluz.

 

Dora Leal, pedopsiquiatra e responsável pela iniciativa, explica que foram constituídos dois grupos de Cineterapia: até aos 13 anos de idade; e dos 14 aos 18 anos. Cada grupo tem a capacidade máxima de 12 crianças/adolescentes.

“Esta iniciativa foi pensada para crianças/adolescentes com dificuldade em ter interações sociais durante as férias”, afirma Dora Leal.

 

E desenvolve: “Temos grupos de crianças/adolescentes que decorrem durante todo o ano letivo – de setembro a junho. No entanto, temos vários jovens isolados, com problemas na socialização, com quem é interessante trabalhar durante este período. Como há muita gente de férias, necessitávamos de um grupo que fosse aberto e flexível à entrada de novas pessoas, com sessões independentes em que não se perdesse a dinâmica de grupo, caso alguém faltassem a alguma sessão.”

 

As sessões decorrem semanalmente, durante cinco semanas, entre as 10h00 e as 13h00. Na primeira parte de cada sessão é visualizado um filme escolhido por abordar temáticas relevantes para crianças/adolescentes que constituem o grupo; na segunda parte são discutidos os principais tópicos do filme.

 

Os profissionais do Serviço envolvidos neste projeto são: no grupo dos adolescentes, Dora Leal, pedopsiquiatra, Vasco Ferreira, interno de pedopsiquiatria, e Ana Santos, psicóloga, mas que se encontra atualmente em licença de maternidade. No grupo das crianças, Cláudia Cano, pedopsiquiatra, e Patrícia Baltar, enfermeira.