Citotécnico: um profissional de elevada competência técnica

13 Maio, 2023

Hoje, dia 13 de maio, assinala-se o Dia Nacional do Citotécnico, um profissional de elevada competência técnica. A comemoração deste dia é o mote para lhe darmos a conhecer o trabalho desenvolvido por estes profissionais.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) são três as Citotécnicas que desempenham funções no Serviço de Anatomia Patológica (SAP). Fique a conhecer em que consiste o seu trabalho e a sua importância no contexto do diagnóstico clínico.

A Citologia é o nome dado à área da Anatomia Patológica cujo objetivo consiste no rastreio e/ou o diagnóstico de neoplasias malignas (vulgarmente designadas por cancros). Esse importante trabalho é feito através da análise microscópica de células, envolvendo um conjunto de procedimentos que constituem a técnica citológica.

A execução e controlo das diversas fases desta técnica, bem como uma primeira observação microscópica (chamada de screening) das lâminas são realizadas por um técnico com especialização em Citologia. Esse técnico especialista é denominado de Citotécnico.

Outra das funções inerentes ao Citotécnico é o apoio na consulta de citologia aspirativa, no SAP, ou se necessário noutros serviços do hospital, através da preparação do material necessário ao procedimento e do correto acondicionamento do material biológico que foi recolhido e que será utilizado para análise. Tudo isto é feito em colaboração com os médicos anatomopatologistas, a especialidade que se dedica a esta área.

No SAP do HFF, o Citotécnico realiza o screening de citologia ginecológica e não ginecológica (esfoliativa e aspirativa). Participa ainda no controlo de qualidade externo do dignóstico – “Interpretative Digital Diagnostic Cytopathology Scheme” – do UKNEQAS International Quality Expertise – garantindo assim elevados padrões de qualidade no trabalho realizado todos os dias.

No ano de 2022, as três Citotécnicas do SAP do HFF prepararam e observaram mais de 7.000 lâminas e deram apoio a mais de 100 consultas de citologia aspirativa. Estes números são representativos do trabalho desenvolvido por estes profissionais, um trabalho feito fora dos holofotes, mas com grande impacto na prestação dos cuidados de saúde prestados aos utentes do HFF.

A sua participação na formação contínua é também uma constante, com a realização de estágios curriculares para diversas Universidades do país e a participação em congressos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos científicos. Ou seja, a elevada diferenciação técnica destes profissionais é um fator que merece referência, pois os seus conhecimentos e competências desempenham um papel de grande importância na realização de diagnósticos que permitem salvar muitas vidas.