Comunicação social acompanhou início da vacinação contra a COVID-19 no HFF

O início da vacinação dos profissionais de saúde contra a COVID-19 foi motivo de grande interesse mediático por todo o país. No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca  (HFF) esta iniciativa foi também acompanhada pelos órgãos de comunicação social.

As primeiras doses desta vacina foram recebidas neste Hospital no final do dia 28 de dezembro, tendo a operação de vacinação tido início logo na manhã do dia seguinte. Cerca de 1500 profissionais do HFF foram vacinados até ao momento.

Aqui destacamos a reportagem da CMTV e do jornal Correio da Manhã sobre o início da vacinação no HFF. A enfermeira-chefe Fernanda Bessa foi a primeira profissional a quem foi administrada esta vacina.

Os profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados de saúde foram considerados prioritários no arranque da vacinação, que teve início ainda no final do mês de dezembro de 2020.

 

 

Foi entretanto criada uma página na internet exclusivamente dedicada ao processo de vacinação contra a COVID-19.

Este espaço está disponível através de duas vias – site da DGS  e site Estamos On – e pretende esclarecer os cidadãos quanto a todos os detalhes relativos ao processo de vacinação. A página em questão fornece toda informação sobre a vacinação contra a Covid-19 através de uma linguagem simples e clara, respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina ao nosso país – por exemplo: “a vacina é eficaz?”; “a vacina é segura?”; “quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal”; “quais os grupos prioritários?”, etc.

Além da resposta a estas perguntas mais gerais existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado.

Entre os principais destaques da página encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação.

Além desta ferramenta são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação. A página disponibiliza ainda o Plano de Vacinação.