Consulta de Cessação Tabágica do HFF 

27 Maio, 2022

O Serviço de Pneumologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem, desde há longa data, uma consulta de cessação tabágica para utentes e profissionais de saúde do HFF que pretendam deixar de fumar.

Neste Dia Mundial Sem Tabaco 2022, o Serviço de Pneumologia vem lembrar que a cessação tabágica é um dos pilares do controlo do tabagismo e com grande impacto na saúde pública.

A Consulta de Cessação Tabágica do HFF está em funcionamento desde 2002. Atualmente a equipa é constituída pelos pneumologistas Cecília Pardal (coordenadora) e José Pedro Boléo-Tomé; e pelos enfermeiros José António Silva e Sílvia Fernandes. A equipa conta, ainda, com o apoio pontual de médicos internos de Pneumologia, assim como duma psicóloga e da psiquiatra Carlota Tomé sempre que necessário. A formação é um dos componentes fundamentais desta consulta, recebendo regularmente internos de Medicina Geral e Familiar e de outras especialidades, além de enfermeiros e técnicos de saúde.

Lembre-se, um fumador perde em média 10 anos de vida, logo quanto mais cedo for interrompido o consumo de tabaco, maior é a redução do risco de vir a sofrer de doenças incapacitantes e mortais.

Atualmente, está bem comprovado que a cessação tabágica é eficaz e segura. O recurso a ajuda especializada permite obter as melhores taxas de sucesso e consegue manter a abstinência do tabaco a longo prazo.

Os principais elementos desta intervenção são:

– Apoio farmacológico

– Aconselhamento cognitivo-comportamental.

Esperamos por si, por um ambiente sem tabaco, limpo e seguro, dentro e fora do HFF.