O Serviço de Pneumologia da ULS Amadora/Sintra, em colaboração com a empresa Ecodanusa, organizou recentemente um curso sobre CrioEBUS, uma nova técnica de abordagem diagnóstica dos gânglios ou tumores do mediastino utilizando uma sonda de criocongelação que consegue obter fragmentos biópticos de maiores dimensões e melhor preservados sendo uma mais-valia no diagnóstico de linfomas, sarcoidose, tuberculose e tumores raros.
O evento contou com a presença de médicos pneumologistas de intervenção de quase todos os hospitais do sul do país, evidenciando a importância e o interesse em novas abordagens na área da pneumologia.
A utilização desta tecnologia avançada promete aperfeiçoar a precisão dos diagnósticos e, consequentemente, o tratamento dos doentes.
Para enriquecer ainda mais o curso, os Drs. Miguel Arisa Prota e Javier Perez Pallarés, dois reconhecidos pneumologistas espanhóis que desenvolveram este método, foram convidados a partilhar conhecimentos e experiências com os participantes.
O método, com o nome dos autores, é amplamente reconhecido a nível mundial, o que reforça a importância do curso. Este evento reflete o compromisso da ULS Amadora/ Sintra em promover a formação contínua dos profissionais de saúde e a atualização das práticas clínicas na área da pneumologia.