No dia 1 de outubro, o Hospital Fernando Fonseca (HFF) celebra o Dia Mundial da Música de uma forma especial, através de Concertos de Piano a 4 Mãos no átrio principal.
A iniciativa promovida pela Comissão de Humanização, faz parte do projeto “Humaniz’Arte”, que pretende usar a arte enquanto elemento terapêutico para proporcionar momentos de satisfação aos nossos utentes, famílias e profissionais.
Este concerto, conta com a intervenção da médica Maria Pedro Valadão e António Ferreira e com os “Urban Sketchers”, uma comunidade global de desenhadores dedicados à prática do desenho no local. Uma combinação de música e arte visual que promete ser uma experiência diferente e envolvente para todos os presentes os quais convidamos a partilhar o seu talento musical para tornar este momento ainda mais especial.
O Hospital Fernando Fonseca não pode ser alheio ao facto de a arte poder ajudar-nos a navegar emocionalmente na jornada de luta contra uma doença ou lesão, a processar emoções difíceis em situações de urgência e eventos desafiantes. Tem sido demonstrado que a oferta de atividades artísticas, música ao vivo e espetáculos de teatro ao lado da cama dos doentes reduz a ansiedade e a dor e melhora o humor e a adesão aos procedimentos médicos, tanto em crianças como em adultos.
Além disso a evidência tem sido clara ao mostrar que os programas artísticos hospitalares são um indicador da satisfação dos doentes e da probabilidade de estes recomendarem um hospital a outras pessoas; sendo evidente a eficácia das intervenções artísticas no bem-estar dos utentes e profissionais, mas também mostrando benefícios económicos, com algumas intervenções artísticas a mostrarem uma relação custo-eficácia equivalente ou superior a possíveis intervenções de saúde.
Respondendo a este apelo, muitos dos nossos profissionais, também eles artistas, têm partilhado o seu talento, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e terapêutico.
Ao longo do último ano a Comissão de Humanização tem estado a trabalhar no projeto “Humaniz’Arte”, pretendendo-se trazer a arte enquanto elemento terapêutico e promotor de satisfação aos nossos utentes, famílias e profissionais.
Quinzenalmente, terças-feiras às 12h00, em diferentes locais do hospital, há música, artes plásticas e outras, como forma de criar momentos facilitadores do bem-estar. Agora, já com cinco eventos realizados, estamos muito felizes por perceber o bom acolhimento que o projeto tem tido quer por parte dos utentes e famílias, quer dos colaboradores. Temos um calendário cheio até ao final de 2024.
Venha celebrar connosco o Dia Mundial da Música e sinta como a arte pode ser uma aliada ferramenta poderosa na recuperação e bem-estar de todos!