Parabéns Enfermeiros, Parabéns Colegas!
Hoje é um dia especial para reconhecer e homenagear aqueles que são os verdadeiros anjos de branco, os Enfermeiros. Neste dia, que coincide com o aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna, honramos não apenas o seu legado, mas também o compromisso incansável dos enfermeiros em proporcionar cuidados de saúde de qualidade a todos os utentes.
Os enfermeiros são os rostos e as mãos amigáveis que acalmam os utentes e familiares, os ouvidos atentos que escutam as suas preocupações e são os profissionais que planeiam e executam cuidados de saúde cada vez mais complexos.
A Enfermagem é, atualmente, sinónimo de produção de conhecimento. É uma ciência complexa que implica investigação, rigor científico, transmissibilidade de conhecimentos contínuos entre pares e perante uma equipa multidisciplinar, pois só assim é possível prestar cuidados de excelência a toda a população.
Vocês, são os verdadeiros heróis desconhecidos da saúde, a vossa dedicação incansável, permite-vos enfrentar cada dia com coragem, compaixão e profissionalismo, seja no hospital ou na comunidade. Pois seja na felicidade do início do ciclo da vida ou nos momentos mais delicados, o objetivo é transversal a todos vós, cuidar do outro em todas as etapas do processo de vida.
Neste Dia Internacional do Enfermeiro, é importante reconhecer o trabalho árduo e a dedicação de todos vós, mas também valorizar e apoiar a vossa missão, desde a educação dos utentes e suas famílias, da adoção de medidas preventivas até à promoção da saúde.
Um agradecimento a todos os enfermeiros que diariamente honram e dignificam a nossa profissão, o SNS, e que dedicam todo o seu empenho e profissionalismo aos utentes da nossa ULS.