Dia Internacional do Enfermeiro

12 Maio, 2021

Hoje, dia 12 de maio, é um dia muito especial! Celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) são mais de um milhar os enfermeiros e enfermeiras que diariamente prestam cuidados de saúde de excelência a todos os nossos utentes. A sua coragem, compaixão, entrega, dedicação e competência têm sido um marco na vida deste Hospital.

O papel destes profissionais de saúde tornou-se ainda mais visível nestes últimos 14 meses, na batalha contra esta pandemia. Seja no atual contexto pandémico, mas também fora dele, não há dúvidas que os profissionais de enfermagem do HFF salvaram muitas vidas, com sacrifício das suas vidas pessoais em benefício de um bem maior: o bem-estar dos nossos doentes.

O dia-a-dia dos enfermeiros é, ainda assim, de uma grande riqueza profissional e humana. Para lá da prestação direta dos cuidados de saúde, a sua presença constante junto dos utentes fornece-lhes perceções exclusivas sobre os seus desejos e necessidades, os seus comportamentos e hábitos de saúde, as suas preocupações e angústias.

A figura do enfermeiro é, assim, um pilar sempre presente na vida de todas as instituições de saúde, sem os quais seria absolutamente impossível que cumprissem a sua missão.

Rui Santos enfermeiro-diretor do HFF, deixa uma mensagem em nome do Conselho de Administração e da Direção de Enfermagem: “assinalamos este Dia com um profundo agradecimento e reconhecimento a todas e a todos os enfermeiros do HFF, pelo excecional trabalho que vêm desenvolvendo, sempre, mas em particular ao longo deste último ano, com a sua capacidade de resiliência, dedicação e reinvenção determinantes para que possamos prestar os melhores cuidados aos nossos utentes”. Trabalhando no HFF desde 1997, Rui Santos é um profundo conhecedor da realidade da enfermagem na Instituição, destacando “a enorme competência e profissionalismo dos profissionais da área da enfermagem, que orgulham toda uma classe profissional e todo um Hospital”.