Dia Mundial da Fisioterapia – o contributo dos fisioterapeutas do HFF nos cuidados de saúde prestados aos/às utentes

8 Setembro, 2023

Assinala-se hoje, dia 8 de setembro, o Dia Mundial da Fisioterapia. Esta data é comemorada anualmente desde 1996, correspondendo à data de fundação da World Physiotherapy, organismo que representa mundialmente esta profissão.

Esta efeméride pretende destacar o papel dos/das fisioterapeutas em todo o mundo e o valor da fisioterapia enquanto profissão fundamental na área da saúde. A Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas aos/às utentes de forma a desenvolver, manter, maximizar, potenciar e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) existem 37 Fisioterapeutas, integrados na carreira do grupo profissional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, intervindo em variadas áreas, tanto em ambulatório como em internamento.

Nos últimos três anos houve um aumento bastante significativo das solicitações para a intervenção de fisioterapia em utentes internados no HFF, tendo-se verificado um aumento de cerca de 13%. Atualmente, existem diariamente no HFF perto de 300 doentes internados a realizar fisioterapia. Alguns destes doentes internados são transportados para o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR) para desenvolverem o seu programa de intervenção de forma ainda mais diferenciada.

Cerca de 80% da intervenção dos/das fisioterapeutas no HFF é dedicada ao internamento. Existem fisioterapeutas alocados a todos os serviços de internamento (incluindo enfermarias e unidades de cuidados intensivos), com o objetivo geral de potenciar a capacidade funcional e de autonomia dos/das utentes internados à data de alta. A intervenção da Fisioterapia constitui também um contributo significativo para a diminuição dos dias de internamento, que é um importante indicador de desempenho hospitalar.

Em relação ao ambulatório, a atividade é realizada no SMFR, centrando-se em áreas de maior diferenciação e/ou em programas de reabilitação após eventos agudos, incluído a continuidade de cuidados em doentes após alta hospitalar, como por exemplo, nas áreas de reabilitação após AVC (Acidente Vascular Cerebral), após artroplastia do joelho ou da anca, após cirurgia no cancro da mama, após evento cardíaco agudo, em crianças prematuras, em pessoas com uma amputação de um membro, em disfunções do pavimento pélvico, entre outras.

Aos/Às fisioterapeutas do HFF é reconhecida uma elevada diferenciação técnica em várias áreas de intervenção, aliada ao enorme profissionalismo e competências humanas. Estes profissionais desenvolvem a sua atividade de forma integrada nas equipas multidisciplinares do SMFR, e em articulação com outros/outras profissionais do HFF para assegurar a prestação dos melhores cuidados de saúde aos/às nossos/nossas utentes.

Os Fisioterapeutas constituem um valor social crescente, sendo já a terceira maior profissão da saúde, tanto ao nível nacional como a nível mundial. Em Portugal, a profissão cresceu exponencialmente nos últimos dez anos, passando de pouco mais de 2.000 profissionais no início deste século para os atuais mais de 11.000 Fisioterapeutas registados na Ordem dos Fisioterapeutas, distribuídos em várias áreas de atividade, incluindo o SNS (integrados na carreira dos TSDT – Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica). Estima-se que existam cerca de 670.000 Fisioterapeutas em todo o mundo.

Neste dia 8 de setembro, saudamos os/as Fisioterapeutas pela celebração do dia da sua profissão!