Sabia que as mãos poderão ter entre 10.000 e 10 milhões de bactérias e outros microrganismos, e podem ser um vetor de transmissão de infeções entre pessoas e também através do contacto com o ambiente?
Para eliminar os microrganismos é essencial lavar as mãos com água e sabão, regularmente, durante 40 a 60 segundos, ou com soluções de base alcoólica durante 20 a 30 segundos.
Além da prevenção, é garantida a segurança de doentes, profissionais e das pessoas com as quais convive no dia a dia. A nível hospitalar a lavagem regular das mãos tem um papel preponderante na prevenção de infeções associadas a cuidados de saúde.
Saiba mais sobre este tema no artigo escrito por Bárbara For de Lima, Coordenadora do Grupo de Coordenação Local de Prevenção e Controlo de Infeções Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).
“O HFF perto de si” resulta de uma parceria entre o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e o jornal Correio de Sintra, no âmbito da literacia em saúde, que tem por objetivo aumentar os conhecimentos da população na área da saúde.