Dia Mundial da Segurança do Doente

17 Setembro, 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala, anualmente, a 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente que, este ano, tem como tema: “Medicação sem Dano”.

“Esta temática proporciona um impulso muito forte e preciso para a tomada de medidas urgentes, com vista a reduzir os danos relacionados com a medicação, mediante o fortalecimento dos sistemas e práticas de uso dos medicamentos”, refere João Vieira, Diretor do Serviço de Qualidade e Segurança do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

O desafio estratégico lançado pela OMS para a segurança do doente centra-se em quatro dimensões: (1) Utentes; (2) Profissionais de Saúde; (3) Sistemas e (4) Práticas do Medicamento.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), a segurança do doente é um tema estratégico e de trabalho continuado, e como exemplo destacamos o projeto GAHF (Gestão Hospitalar de Armazém e Farmácia) que tem permitido reduzir eventos relacionados com a gestão do medicamento e também em 90% os registos em suporte de papel, apostando desta forma em práticas clínicas, integradas e transversais, que priorizam a segurança, a saúde e o bem-estar do utente, em todo o percurso de prestação dos cuidados de saúde no HFF.

Obrigado a todos pelo trabalho em prol da segurança, dos doentes e dos profissionais!

Saiba mais neste vídeo.