Dia Mundial do AVC na ULS Amadora/Sintra

29 Outubro, 2024

No dia 29 de Outubro, assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A propósito desta data e com o objetivo de prevenir e consciencializar para esta problemática, a Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, em colaboração com o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR), organizou diversas atividades, entre os dias 21 e 29 deste mês, dirigidas a utentes, familiares e profissionais de saúde.

Na Sessão de Movimento realizada no Ginásio do Serviço de MFR, doentes internados/as por AVC em diversos Serviços do HFF, puderam participar numa sessão de reabilitação diferente, através de jogos realizados em conjunto com profissionais.

A reabilitação em movimento continuou nesse dia com a professora Cristina Rocha, numa sessão em que profissionais praticaram atividade física, fundamental na prevenção da doença cardiovascular.

No dia 24 de outubro, no átrio do Hospital professor Doutor Fernando Fonseca, decorreu um rastreio de fatores de risco vascular (Obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes) e uma ação de sensibilização relativa aos défices que podem decorrer do AVC e o impacto que estes podem ter no desempenho de atividades do quotidiano. Neste contexto, foram propostas várias tarefas simulando alguns dos défices mais comuns pós-AVC, englobando todas as áreas de reabilitação e os ensinos que são realizados nestas circunstâncias, sensibilizando-se para a importância destas intervenções na reintegração na comunidade.

Por fim, respondendo ao desafio colocado pela Sociedade Portuguesa do AVC, no dia 27 de Outubro a caminhada no Parque Urbano de Queluz, juntou profissionais da ULS, sobreviventes de AVC e suas famílias com a Comunidade, com a missão de realçar a importância do exercício físico na prevenção do Acidente Vascular Cerebral. Esta caminhada foi ainda uma oportunidade para divulgar, junto da população, os sinais de alarme – alteração da face, fala e força – alertando para a relevância de reconhecer estes sinais e alertar o 112, para aceder ao tratamento de fase aguda, melhorando o futuro destes doentes.