Hoje é o Dia Mundial do Cancro e milhões de pessoas em todo o mundo são chamadas a desempenhar um papel ativo na luta contra a doença, apostando na atividade física. O objetivo é ajudarmo-nos, TODOS, a combater uma doença que, em menos de duas décadas, afetará diretamente 21,7 milhões de pessoas por ano.
A mensagem que congrega este dia mundial é bem clara: “Nós podemos. Eu posso” lutar contra esta doença, sendo fisicamente ativos e agindo das mais diversas formas.
Cerca de 1/3 de todos os cancros podem ser prevenidos com pequenas mudanças no estilo de vida de cada um, aumentando a atividade física e fugindo ao sedentarismo. Diversos estudos demonstram que o exercício é muito benéfico para o bem-estar durante e após o tratamento.
Além da prevenção, há evidências crescentes de que a atividade física ajuda significativamente os pacientes com cancro, não só atenuando os efeitos colaterais da doença (fadiga, depressão e danos cardíacos) mas também reduzindo o risco de recaídas ou de recorrência da doença.
Estudos mostram, por exemplo, que o risco de recorrência ou morte de um paciente com cancro de mama pode ser reduzido em 40%, se este realizar atividade física com a intensidade recomendada. O exercício, realizado de forma regular, é uma das formas mais simples e divertidas para reduzir o risco de cancro em todo o mundo.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Assim como cada um pode desempenhar um papel vital na manutenção de sua própria saúde e bem-estar – sendo ativo, moderando a ingestão de álcool, evitando o tabaco e carnes vermelhas ou processadas – todos nós podemos contribuir para a consciencialização da doença.
Neste Dia Mundial do Cancro, a UICC – União Internacional de Controlo do Cancro, convida todos os cidadãos do mundo a aderir à iniciativa World Cancer Day. O objetivo é que todos, através de um post ou tweet, consigamos colocar o cancro na agenda global de saúde e desenvolvimento. Esta é também a proposta do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca!