O Dia Mundial do Médico de Família, celebrado a 19 de maio, será dedicado este ano à prestação fundamental, que estes profissionais estão a exercer mundialmente no combate à pandemia de Covid-19, mantendo e não negligenciando os restantes cuidados de saúde fundamentais a milhões de pessoas. “Médicos de Família na linha da frente”, é o lema oficial.
Este dia foi criado em 2010 pela Organização Mundial de Colégios, Academias e Associações de Médicos de Família, com o objetivo de promover a importância dos cuidados de saúde da pessoa e da sua família, valorizando o papel do médico de família na saúde e bem-estar do agregado familiar.
O ACES Amadora assinalou este dia criando um cartaz alusivo ao tema, onde destaca a versatilidade em tempos de pandemia e a importância da função, citando aquilo que existe de mais autêntico: “ Afinal, o médico de família está mesmo ali, liga para saber se é preciso alguma coisa e protege os seus utentes de ambientes potencialmente de risco e preocupa-se e preocupar-se-á sempre. Porque é médico, sem dúvida, mas também porque é “de Família”.”