Dia Mundial do Sono: Pediatria promove a hora da sesta

15 Março, 2024

A Pediatria da ULS Amadora/Sintra decidiu retomar a sesta diária para crianças, promovendo diariamente esta prática entre as 13h30 e as 15h30 e criar um ambiente promotor da sesta para crianças até aos 4-5 anos. Para isso vai reduzir a existência de estímulos sonoros e luminosos, adequar o local onde se encontra a criança para a sesta, adequar a temperatura, adequar a prestação de cuidados para não interromper o período da sesta e negociar as visitas com os pais nesse horário.

Esta ação tem a ver com a importância da sesta no desenvolvimento global da criança, referida em diversa bibliografia sobre o sono infantil e mais concretamente, referida no recente Guia Orientador de Boa Prática (GOBP) do sono da criança e do adolescente. Nesse sentido, a Pediatria pensou escolher o Dia Mundial do Sono para dar início à “Hora da sesta” na Pediatria, dando ênfase a esta atividade da criança que desde o tempo da pandemia Covid-19 se foi “perdendo” no internamento.

Em que consiste o projeto? Comemorar o Dia Mundial do Sono através da implementação da sesta nas crianças até aos 4-5 anos.

Os primeiros objetivos são:

1.Sensibilizar os pais e os profissionais de saúde para a importância e benefícios da sesta na idade pediátrica;

  1. Contribuir para a saúde global da criança através de um ambiente propício à realização da sesta para perfazer um total de horas de sono diário adequado.
  2. Contribuir para a melhoria da recuperação da criança internada através da implementação da “Hora da sesta”.

Este projeto tem aplicação prática em crianças até aos 4-5 anos. No Dia Mundial do Sono, que hoje se celebrou, foi  feita uma sensibilização aos pais e entregue uma “Carta aos pais” com conteúdos relacionados com a sesta (em que consiste a sesta, benefícios da sesta, horas de sesta por idade, sinais indicativos para abandonar a sesta, estratégias para promover uma sesta saudável).

Para além disso, pelas 13h30 a porta da enfermaria/quarto, foi encostada/fechada tendo sido colocado na porta um cartaz (tamanho A4) com a indicação de que naquele quarto está uma criança no período de sesta e um “Sabia que…” com os benefícios da sesta.