Dicas do HFF para um Natal saudável à mesa

21 Dezembro, 2020

Não é à toa que o São Nicolau (ou Pai Natal) é assim para o rechonchudo… Não é de admirar: ele é filhoses, azevias, assados, molhos e umas quantas bebidas alcoólicas para ajudar às comemorações!

Agora fora de brincadeiras, o Natal é uma época em que por norma somos levados a ingerir muitas calorias, mais do que aquelas que necessitamos. A Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) deixa aqui um conjunto de dicas para que tenha um Natal mais saudável.

  • Comemorar o Natal apenas nos dias 24 e 25 de dezembro e não uma semana antes, nem uma depois;
  • Comer de 3h/3h, evitando longos períodos de jejum;
  • Comer devagar, mastigando bem cada “garfada”;
  • Para entradas optar por saladas coloridas temperadas com molhos “light”. Pode usar, por exemplo: iogurte magro ou queijo quark com alho picado, pimenta, coentros/salsa;
  • Substituir a batata da sopa por chuchu, abóbora, cenoura, courgette e colocar uma colher de sopa de azeite por panela;
  • Optar por bacalhau ou polvo cozido, acompanhado com construções apelativas de legumes, salteados com azeite e alho;
  • Começar a sobremesa pela fruta e polvilhar a mesma com canela ou adicionar vinagre balsâmico;
  • Para beber, fazer águas aromatizadas. Experimente limão, erva-doce ou hortelã;
  • Colocar no prato de sobremesa um bocadinho de cada doce e saborear.