Equipa do HFF visita Unidade de Ortogeriatria de Hospital em Espanha

3 Novembro, 2022

Emília Leite, Sandra Felisberto, Nuno Correia Mendonça e Mara Gonçalves, profissionais de saúde que integram os Serviços de Ortopedia e Medicina Interna do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), visitaram, no final do mês de outubro, a Unidade de Ortogeriatria do Hospital Clínico Universitário San Carlos, em Madrid, por intermédio de um intercâmbio estabelecido entre ambas as unidades hospitalares.

 O principal objetivo desta visita foi promover a partilha de conhecimento com vista à melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde da Unidade Clínica Integrada de Ortogeriatria do HFF, criada em março deste ano, para apoiar doentes maiores de 65 anos com fraturas de fragilidade, sobretudo ao nível da extremidade proximal do fémur. 

 Nuno Correia Mendonça, ortopedista do HFF, descreve que “a experiência foi extremamente enriquecedora e motivadora para a equipa, identificando oportunidades de melhoria a implementar no HFF”.

A Unidade Clínica Integrada de Ortogeriatria do HFF conta com uma equipa alicerçada na Ortopedia e Medicina Interna/Geriatria, em colaboração com a Medicina Física e de Reabilitação, Anestesiologia, Dietética e Nutrição, Imuno-Hematoterapia e Serviço Social.  

 As fraturas de fragilidade no idoso, onde se incluem as da anca, não são eventos isolados. Surgem geralmente num contexto de doença médica aguda, comorbilidades, incapacidade e fragilidade estando frequentemente associada a síndromes geriátricas. Estes doentes apresentam um risco acrescido de quedas e fraturas futuras, passam por um período perioperatório desafiante e têm risco de descompensação de outras doenças