Equipas Coordenadoras Locais reunidas na ULS Amadora/Sintra para reforçar articulação na RNCCI

27 Janeiro, 2026

O auditório do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (HFF) acolheu, dia 21 de janeiro, o 1.º Encontro das Equipas Coordenadoras Locais (ECL) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) dos concelhos da Amadora e de Sintra. A iniciativa reuniu mais de 140 profissionais e teve como objetivo reforçar a articulação entre todos os intervenientes da rede, assinalando simultaneamente duas décadas de integração de cuidados.

O programa do encontro procurou refletir a participação ativa de todos os parceiros envolvidos na RNCCI nos dois concelhos, centrando-se no reconhecimento do papel desempenhado, ao longo de 20 anos, pelas ECL na promoção de cuidados integrados, contínuos e centrados na pessoa.

Um dos temas em destaque foi o processo de referenciação, tendo sido reforçados os critérios em vigor e as orientações normativas, com o intuito de garantir a atribuição da tipologia de cuidados mais adequada a cada situação. O objetivo passa por tornar o processo de referenciação na RNCCI mais célere, eficaz e ajustado às necessidades dos utentes.

Durante o encontro, foi igualmente debatida a qualidade e segurança dos cuidados prestados na RNCCI, bem como os constrangimentos sentidos pelos profissionais no exercício da sua atividade diária, nomeadamente no âmbito das Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

A reunião evidenciou que a missão da RNCCI só é plenamente cumprida quando existe uma articulação efetiva, comunicação permanente e coresponsabilização entre todos os intervenientes, incluindo as ECL, as Unidades Locais de Saúde, as Equipas Referenciadoras, as ECCI, as UCCI e os parceiros sociais.

Para o futuro, ficou expressa a garantia de que existe conhecimento, compromisso e vontade coletiva de enfrentar os desafios atuais, através do trabalho conjunto e da procura de soluções sustentadas, mantendo o foco na pessoa, na família e na continuidade e integração dos cuidados de saúde e apoio social.