Escola de Reanimação do HFF obtém certificação da American Heart Association®

31 Maio, 2021

A Escola de Reanimação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve recentemente a certificação para ministrar o Curso de Suporte Avançado de Vida Pediátrico da American Heart Association® (AHA). Este curso foi desenvolvido para profissionais de saúde que de alguma forma intervêm nas situações de Paragem Cardio-Respiratória (PCR), adquirindo assim competências na abordagem da paragem cardíaca e nas emergências cardiorrespiratórias em contexto pediátrico, ou seja, em bebés e crianças em estado crítico.

Este curso visa capacitar os profissionais de saúde do HFF para a abordagem da criança criticamente doente , de forma a evitar a progressão das diferentes situações que conduzem a paragem cardiorrespiratória. A assistência a este tipo de vítimas requer treino e uma organização que permita uma intervenção adequada e eficaz.

O curso é centrado no trabalho de equipa, valorizando a primeira abordagem médica na assistência a bebés e crianças vítimas de PCR. Recriam-se cenários clínicos simulados, que estimulam a participação dos formandos, treinando todas as técnicas chave individualmente, em equipa e como líderes de equipa.

Pedro Nunes, médico pediatra, responsável da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e coordenador da Escola de Reanimação do HFF refere que “a obtenção desta certificação é o reconhecimento, por parte de uma entidade de referência como a AHA, da capacidade formativa da Escola de Reanimação do HFF”. Este profissional destaca ainda que “a formação em áreas de grande especificidade como esta é um fator de grande diferenciação do corpo clínico do HFF, proporcionando uma melhoria da capacidade de assistência aos doentes”.

A Escola de Reanimação do HFF funciona desde 2014 e está integrada na Unidade de Formação e Ensino e constitui-se assim como training site da AHA, possuindo autonomia pedagógica para lecionar os seus conteúdos formativos e assegurando acreditação nacional pelo INEM e internacional pela AHA. É neste momento, uma das poucas instituições do serviço nacional de saúde, a proporcionar formação acreditada e regular a todos os seus profissionais.

O sucesso da reanimação cardiorrespiratória (RCR) que ocorre dentro de uma instituição hospitalar depende do diagnóstico rápido e correto, e de uma atuação em conformidade com a situação. A formação e treino dos profissionais de saúde para o reconhecimento de situações de PCR ou peri-paragem são fundamentais para garantir a recuperação dos nossos pacientes com qualidade e em segurança, e desde sempre, constituiu um dos principais pilares organizativos do HFF.