HFF dá as boas-vindas a 86 novos médicos/as internos/as

3 Janeiro, 2023

“É um privilégio participar na receção e acolhimento dos internos que optaram por realizar a sua formação no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). Em primeiro lugar, quero agradecer-vos por terem escolhido esta unidade hospitalar para o vosso internato”. Foi desta forma que Joana Chêdas, Presidente do Conselho de Administração do HFF, deu as boas-vindas na sessão de abertura da receção aos/às novos médicos/as internos/as que escolheram esta Instituição para realizar o seu internato médico.

A receção aos/às 86 novos médicos/as internos/as decorreu esta segunda-feira e teve como objetivo dar a conhecer a Instituição a estes jovens profissionais de saúde. Esta sessão decorreu no auditório do HFF, com a presença e participação do Conselho de Administração, Direção Clínica, Direção do Internato Médico e Comissão de Internos do HFF.

A Presidente do Conselho de Administração do HFF destacou ainda que: “estamos de portas abertas, através do portal Inovar [iniciativa do HFF que pretende incentivar os profissionais a sugerirem inovações e ou melhorias a variados níveis na Instituição], mas também fisicamente as portas dos nossos gabinetes estão ‘abertas’ para todos vocês. Boa Sorte!”.

Durante o evento, a Comissão de Internos apresentou testemunhos de médicos que fizeram o seu internato médico no HFF e que, após o finalizarem, escolheram fazer parte do quadro de profissionais de saúde desta Instituição. Reforçou a importância do convívio e apoio aos internos/as e destacou a importância do “Dia do Interno”, um encontro anual fora do hospital que reforça a liderança e espírito de equipa e boa disposição entre todos.

Catarina Luís, médica e diretora do Internato Médico do HFF, referiu que: “realizar o internato médico no HFF é um estado de espírito. Vão ter dias bons e dias menos bons. Nos dias bons vão partilhar essas vitórias com vossos colegas e nos dias menos bons cá estaremos sempre para vos apoiar.”

Paralelamente decorreu uma sessão online de boas-vindas em direto para todas as unidades hospitalares do país que recebem também neste dia os seus jovens médicos/as. Nesta sessão discursaram o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno (CNIM) o CEO do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Bastonário da Ordem dos Médicos.

Destes 86 médicos/as internos/as 46 optaram pela formação geral e 40 escolheram optaram pela formação específica. As especialidades médicas escolhidas foram as seguintes: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Doenças Infeciosas (1), Gastroenterologia (1) Ginecologia/Obstetrícia (2), Medicina Física Reabilitação (1), Medicina Intensiva (3), Medicina Interna (2), Nefrologia (1), Neurologia (2), Oftalmologia (1), Oncologia Médica (2), Ortopedia (1), Otorrinolaringologia (2), Patologia Clínica (2), Pediatria (4), Pneumologia (2), Psiquiatria (3), Psiquiatria Infância e Adolescência (1), Radiologia (1) e Urologia (1).

Durante a sessão Ana Valverde, médica e Diretora Clínica do HFF, referiu, por sua vez, que “é um privilégio estar convosco hoje. É o início de uma grande caminhada e como tal temos de preparar-nos física e mentalmente. Até para não ganharmos ‘bolhas nos pés’”. Relativamente à motivação, Ana Valverde destacou que “é no dia a dia que vão encontrar a vossa motivação e nós vamos cá estar para vos ajudar. Questionem as vossas ideias, lutem por elas e pelos vossos projetos, comuniquem connosco e entre vós. Apostem numa comunicação empática e compassiva para com os vossos colegas e doentes”.

Sejam bem-vindos/as! O HFF deseja-vos um ótimo internato médico!