O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Fundação do Gil deram esta quarta-feira, dia 17 de maio, um passo muito importante para a implementação do projeto Hospitalização Domiciliária Pediátrica no HFF. Com a assinatura do protocolo de colaboração entre estas duas entidades, foi disponibilizada uma viatura que será necessária para o arranque deste projeto.
O HFF tem já constituídas as equipas multidisciplinares de prestação de cuidados domiciliários pediátricos para prestar os cuidados de saúde diferenciados no domicílio das crianças abrangidas por este projeto. A Fundação do Gil em parceria com a Tecnimede são, assim, responsáveis pela disponibilização da viatura necessária para o projeto.
Esta Unidade é destinada a doentes crónicos pediátricos dos concelhos da Amadora e de Sintra em seguimento no Departamento da Criança e do Jovem. Representa um passo pioneiro a nível do Serviço Nacional de Saúde, uma vez que são ainda muito residuais estas unidades destinadas a menores de idade.
A necessidade deste tipo de internamento surgiu pelo facto de se ter constatado que o doente crónico pediátrico com internamentos hospitalares frequentes e com graus variáveis de incapacidade e dependência têm necessidade de intervenções suscetíveis de serem prestadas por cuidados domiciliários, com complementaridade aos cuidados hospitalares. O HFF defende que a qualidade de vida do doente crónico pediátrico e da sua família não depende, exclusivamente, dos cuidados de saúde prestados na instituição, podendo, sempre que a condição de saúde permite, existir uma prestação de saúde no conforto do seu domicílio.
As grandes metas deste projeto são a melhoria da qualidade de vida da criança e suas respetivas famílias, minimizando os efeitos da incapacidade e maximizando a capacidade do doente com a sua integração na família e na comunidade. A equipa multidisciplinar deste projeto inclui médicos/as, enfermeiros/as e técnicos/as de serviço social.
A Hospitalização Domiciliária é um modelo alternativo ao internamento convencional para a prestação de cuidados de saúde diferenciados que, em Portugal, começou a ser implementado a partir de 2015, no internamento de adultos. Recordamos que neste âmbito o HFF tem já uma Unidade de Hospitalização Domiciliaria para adultos, criada em 2020.