HFF implementa nova Central de Fardamento

20 Maio, 2021

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem em curso a implementação de um projeto no âmbito da gestão hoteleira: uma nova Central de Fardamento. Esta iniciativa visa melhorar a distribuição das fardas junto dos profissionais da Instituição, proporcionando-lhes em cada momento fardamento de trabalho limpo, de acordo com as disposições internas neste domínio.

Atualmente o HHF tem cerca de 3.300 funcionários. A esmagadora maioria necessita de fardamento no seu dia-a-dia laboral, pelo que a gestão das fardas é uma matéria complexa e absorvente de recursos financeiros e humanos.

Visando melhorar a eficácia nesta matéria, teve início a implementação da nova Central de Fardamento, com recurso a um módulo informático específico. Através da identificação de todas as peças de roupa com um código QR, é atribuído a cada profissional um número de fardas de acordo com o perfil atribuído.

Este projeto tem uma implementação gradual, tendo tido início no passado mês de abril com um conjunto de serviços, o qual tem vindo a ser alargado nas semanas seguintes. No final do mês de junho, todos os profissionais envolvidos na prestação direta de cuidados de saúde devem estar abrangidos por este novo sistema.

Alexandra Ferreira, vogal do Conselho de Administração do HFF, assinala “que a Instituição passa assim a ter um melhor conhecimento da distribuição geral de todo o fardamento por tamanho, por colaborador e por serviço”. Dada a dimensão do Hospital e o número de trabalhadores que necessitam de fardamento, “a nova Central vem assim permitir uma melhor resposta à satisfação das necessidades dos profissionais”, refere esta responsável.

A nova Central de Fardamento tem ainda outras vantagens associadas:

• Eliminar espaço físico para atribuição de fardamento;
  • Eliminar os registos manuais de atribuição nominal e registo em base-de-dados;
  • Disponibilidade de fardas limpas para cada colaborador sempre que necessário;
  • Eliminação de erros de registo devido às guias de registo manuais;
  • Anular ou reduzir perdas e extravios;
  • Desmaterialização do processo, eliminando o papel utilizado para efetuar registos, guia de atribuição inicial e guias para lavagem;
  • Análise estatística: médias de consumo de fardamento por categorias, serviços e tamanhos;
  • Maior controlo das peças de fardamento, sabendo a cada momento onde se encontram;
  • Dispor de informação acerca do número de lavagens e durabilidade das peças;
  • Libertar os RH que realizam a atribuição de fardamento novo e de substituição, para outras tarefas.

O processo de troca de fardamento sujo por fardamento limpo é composto por várias etapas, começando pela Identificação do utilizador através do cartão de funcionário e terminando na devolução do fardamento sujo sempre que necessário. Refira-se também que, no HFF, o fardamento identifica a categoria profissional e é atribuído de acordo com o Guia de Utilização do Fardamento do Hospital.

“A implementação da Central de Fardas permite ultrapassar uma série de constrangimentos que ainda subsistiam na recolha e distribuição de fardas e que originavam frequentemente descontentamento entre os profissionais”, diz Alexandra Ferreira. “O HFF dá assim um passo importante na melhoria de um processo interno que tem, também, impacto nas condições de trabalho dos profissionais e, por via disso, na melhoria das condições que dispomos para servir os nossos utentes”, conclui.