HFF inicia Programa de Telemonitorização em doentes com insuficiência cardíaca

27 Julho, 2022

O Serviço de Cardiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) iniciou, recentemente, o seu Programa de Telemonitorização Domiciliária Cardíaca para doentes com insuficiência cardíaca. O objetivo é reduzir o número de internamentos e de idas às urgências por motivos relacionados com esta patologia.

David Roque, cardiologista e corresponsável pelo Programa, recebeu os doentes integrados no projeto, fazendo-lhes uma apresentação da iniciativa. De seguida, foi-lhes dada uma formação para aprenderam a manusear os equipamentos.

O programa iniciou com a integração de quatro doentes, porém perspetiva-se que, até outubro deste ano, esteja um total de 18 doentes em telemonitorização. “Esta intervenção traz ganhos em saúde para o doente e monetários para o Serviço Nacional de Saúde, tendo em conta a redução do número de internamentos”, afirma David Roque.

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica cada vez mais prevalente em todo o mundo, estimando-se que, só em Portugal, afete mais de 400 mil pessoas.