HFF mais sustentável no Dia Mundial do Ambiente

5 Junho, 2024

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente que se comemora desde 1972, data em que as Nações Unidas o instituíram.

É por isso oportuno referir os inúmeros projetos que o HFF tem em mãos, na procura de uma atividade mais sustentável. Queremos ser um exemplo na utilização de recursos e, recentemente, reafirmámos a nossa vontade em sermos mais sustentáveis.

Candidatámo-nos e fomos aceites como membro do Global Green and Healthy Hospitals (GGHH)! Esta qualidade de membro efetivo desta rede de hospitais que procuram fomentar ações mais sustentáveis para o planeta, traz-nos mais responsabilidade e desafios, promovendo iniciativas e atitudes ambientalmente mais responsáveis.

No presente são prioridades a redução do consumo de água, eletricidade, papel, mais eficiente gestão de resíduos e da climatização. Matérias que, em termos estatísticos, representam cerca de 7% dos gastos da instituição. A potencial redução da nossa pegada ambiental permitirá, no futuro, investir em ações e equipamentos mais sustentáveis.

Simultaneamente, criámos o “HFF+ Sustentável”, com o compromisso de sermos um exemplo no panorama da Saúde em Portugal, no que concerne à proteção do meio ambiente em contexto hospitalar, da saúde dos colaboradores, utentes e população em geral, com o objetivo de reduzirmos a nossa pegada ecológica.

Estamos no bom caminho. O sucesso deste nosso envolvimento depende do empenho de todos.